Londres: história do Legislativo de MS
Vídeo produzido pela TV Assembleia em 2019 quando das comemorações dos 40 anos da promulgação da primeira Constituição do Estado.
Vídeo produzido pela TV Assembleia em 2019 quando das comemorações dos 40 anos da promulgação da primeira Constituição do Estado.
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul recebeu nesta terça-feira (5) a visita de uma comitiva escolar de Chapadão do Sul, dentro das ações do projeto “Câmara vai à escola”. A recepção foi feita pelo deputado estadual Londres Machado (PL), um dos nomes mais emblemáticos da política sul-mato-grossense, que compartilhou sua trajetória com os alunos e falou sobre a importância do envolvimento da juventude na construção de uma política mais participativa e consciente.
O projeto “Câmara Vai à Escola”, desenvolvido pela Câmara Municipal de Chapadão do Sul e inspirado em ações semelhantes realizadas em todo o país, busca aproximar o Poder Legislativo da comunidade escolar, oferecendo vivências educativas e interativas. Com ele, os alunos conhecem o papel dos vereadores, o funcionamento dos poderes e a importância da atuação cidadã desde cedo.
No plenarinho, antes da visita guiada às dependências da Casa, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir o deputado Londres Machado, parlamentar constituinte e ex-presidente da Assembleia por sete mandatos, sendo o primeiro presidente da Assembleia Estadual Constituinte, responsável pela promulgação da Constituição de MS, em 1979. “Essa história é um legado. Os jovens precisam se interessar pela boa política, inspirando-se em quem serve com espírito público. A renovação é natural e necessária. A política precisa da juventude participando, votando, se expressando”, destacou o parlamentar, que soma mais de 50 anos de vida pública.
A comitiva, composta por cerca de 50 pessoas entre estudantes, professores, vereadores e servidores, também programou visitas a outros poderes. O presidente da Câmara Municipal de Chapadão do Sul, vereador Mika (PP), relembrou a transformação que o projeto vem promovendo: “Há quatro anos, nossos estudantes não acreditavam mais na política. Com essa iniciativa, conseguimos mostrar a eles a importância dos três poderes e, principalmente, do protagonismo de cada cidadão”.
Entre os 19 alunos de 12 escolas diferentes que participaram da visita, o estudante Marcelo dos Santos Domingues Junior, do segundo ano do ensino médio, avaliou a experiência como marcante. “É uma honra conhecer essa estrutura e entender de perto o funcionamento da política. Hoje em dia, isso é raro, e iniciativas como essa fazem a diferença”.
Para o secretário municipal de Educação de Chapadão do Sul, Gustavo Maluf, o projeto representa um avanço na formação cidadã dos jovens. “É um projeto maravilhoso, que quebra barreiras e mostra que a política pode, sim, ser um caminho para transformação. Precisamos de uma política acolhedora, que dialogue com o futuro desses alunos como cidadãos”.
“Participei da agenda do MS Ativo, na governadoria, acompanhando o prefeito Tiago Carbonaro, do nosso querido município de Itaporã, com vereadores e secretários municipais nessa importante reunião com o governador Eduardo Riedel reforçando significativos investimentos em benefício da população”, disse o deputado Londres Machado, nesta segunda-feira (23).
De acordo com o parlamentar, foram tratados sobre drenagem e recapeamento no Distrito de Montese; revitalização da Praça São José, com emendas parlamentares; obras nos bairros Brinco de Ouro, Residencial Dourado, Bom Jesus e João de Deus.
Segundo o Governo do Estado, a previsão é de que as obras já previstas para serem realizadas no município, com investimentos que ultrapassam R$ 28,9 milhões, vão contribuir para a universalização da cobertura sanitária em Itaporã.
Londres Machado reafirmou o seu compromisso com o desenvolvimento de Itaporã, assim como os demais 78 municípios de Mato Grosso do Sul.
Nenhum item encontrado
Mais Vídeos e PronunciamentosFotos: Giuliano Lopes / Núcleo de Comunicação do Parlamentar
Nenhum item encontrado
Mais Galeria de Fotos* Por Londres Machado
O Estado de Mato Grosso do Sul é de grande potencial econômico, tem um povo bom e trabalhador, faz jus à luta dos antepassados pelo desenvolvimento da região e daqueles que sonharam pela sua criação. Há 40 anos, quando tive a honra de promulgar a Constituição Estadual, disse essas palavras e repito agora, acrescentando: a nova geração dirá que valeu a pena.
A euforia pela criação do Estado de Mato Grosso do Sul não deixou em segundo plano a nossa preocupação em trabalhar justamente para que os sonhos divisionistas de outrora não se desvanecessem nos caminhos das dificuldades. A responsabilidade de 18 parlamentares constituintes era muito grande. Tínhamos que escrever a Carta Magna para assegurar todos os direitos para o nosso povo, já sul-mato-grossense, ávidos de esperança e apostando nas grandes transformações econômicas e sociais do novel Estado.
Dizer que foi um tarefa fácil não é correto. Porém, foi gratificante. Como disse Ruy Barbosa, o Águia de Haia, ‘’não é no medo que assenta a disciplina: é no sentimento do dever”. Assim, com destemor, marchamos dia após dia para a missão que nos foi confiada nas urnas pela população. De janeiro a junho de 1979 debatemos artigos, parágrafos, incisos, para oferecer a Mato Grosso do Sul a sua “certidão de nascimento”, lavrada com responsabilidade, assinada com a tranquilidade de quem soube ouvir o clamor da população.
No dia 13 e junho de junho de 1979, data de comemoração da Retomada de Corumbá, a missão da Assembleia Constituinte tinha sido cumprida. Entregamos à população a “Carteira de Identidade” de Mato Grosso do Sul. Começava uma nova missão, agora como Assembleia Legislativa e que, hoje, está na 1ª Legislatura com 24 deputados estaduais que exercem seus mandatos sob o brilho da mais sólida democracia.
Em 1989, quando da adaptação da Carta Estadual à Constituição Federal, mais uma vez tivemos a honra de estar presidindo a Assembleia Legislativa, também com poder de Constituinte.
Mato Grosso do Sul também viveu seus momentos de crise, político e econômico. Em nenhum momento, porém, quedou-se. A nossa população não deixou de enfrentar as adversidades, oferecendo apoio a tudo aquilo que era de essencial para o Estado ser conduzido de maneira segura rumo ao desenvolvimento.
Há de se ressaltar como um dos pilares de nossa pujança, a força municipalista. De cada rincão de nosso Estado vem a contribuição – em todos os segmentos – dos 79 municípios, e que como amálgama, se solidifica em ideais transformadas em leis na Assembleia Legislativa e que se destinam ao presente e ao futuro, atendendo as famílias e aos jovens que serão os responsáveis em prosseguir com essa jornada do amanhã de Mato Grosso do Sul.
São 40 anos da primeira Constituição do Estado de Mato Grosso do Sul. Muito foi feito, muito há de se fazer. A legislação sempre em evolução que forma o conjunto de direitos e deveres do Estado não são letras frias, como se pode pensar, mas, spbretudo, traz aquilo que representa o clamor da população: o respeito e a valorização da cidadania.”
* Londres Machado é deputado estadual pelo PSD
Vídeo produzido pela TV Assembleia
Nenhum item encontrado
Mais Links Úteis